Pão do Outback

Ingredientes:

  • Fermento Biológico (seco – 1/3 do pacotinho cerca de 2 colheres de chá; tablete – 1 tablete)
  • 1 colher de sopa de açúcar branco refinado (se for usar o fermento biológico em tablete)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (3 colheres de sopa se for usar fermento biológico seco)
  • 1 e 1/4 xícara de água morna
  • 1/2 xícara de melado (pode usar mel também)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (pode usar farinha de trigo integral misturada meio a meio, se desejar)
  • 2 xícaras de farinha de centeio (fina de preferência)
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (se for usar Nescau, use 3 colheres de sopa de Nescau e diminua 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo da receita)
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal (se tiver Ajinomoto use 1 colher rasa de chá de Ajinomoto e 3/4 de colher de chá de sal)
  • 2 colheres de sopa de manteiga tipo com sal (pode usar margarina tipo com sal, se usar manteiga ou margarina sem sal, colo que mais 1/4 colher de chá de sal)
  • 2 colheres de sopa de farinha de fubá de milho (não é obrigatório, mas ajuda a não grudar o pão depois de moldado)
  • um pouco de manteiga ou margarina para untar

Utensílios (para quem não tem máquina de fazer pão, claro):

  • 1 tigela de vidro ou plástico de preferência para preparar a massa
  • 1 colher de plástico grande
  • 2 colher de sopa
  • 1 colher de chá
  • 1 xícara de chá
  • 1 pote grande seco que caibam 4 xícaras de farinha pelo menos
  • 1 pano de prato
  • 1 tábua de madeira (ou vidro ou plástico)
  • 1 tabuleiro retangular grande ou fôrma de bolo inglês grande
  • 1 tabuleiro pequeno com um pouco de água dentro (1/2 cm)

Preparo da Massa:

Para quem nunca fez pão ou mesmo quem tem máquina, atenção:

Em um pote coloque primeiro 2 xícaras de farinha de centeio e por cima da farinha coloque mais 1 e 1/2 colher de chá de sal (ou a mistura de sal com Ajinomoto) e por cima de tudo mais 1 xícara de farinha de trigo branca (ou 1 xícara de farinha integral, se preferir). Deixe uma das colheres de sopa nesse pote para ir adicionando as farinhas aos poucos

1) Prepare a base fermentada (isso serve para quase todo tipo de pão):

Coloque na tigela 1 tablete e adicione açúcar branco refinado, misture com a colher grande de plástico amassando cuidadosamente o tablete no açúcar até o tablete derreter e virar um líquido fermentado (acredite, vai virar). No caso do fermento seco, ele não vai derreter tão fácil, mas não tem problema.

Lembre-se, fermento de pão não é químico, logo amasse-o com cuidado, ele é uma coisa viva e você quer que ele coma o açúcar e não, simplesmente, esmagá-lo contra ele.

Acrescente 1/2 xícara de água morna (a água deve estar em uma temperatura não muito quente para não matar o fermento, ou seja, se for aquecer 1/2 xícara de água no microondas deve ser algo entre 5 e 10 segundos na potência máxima… Ela tem que estar em uma temperatura que possa ser dada para um bebê, por exemplo, caso contrário o pão não vai crescer). Acrescentada a água à tigela, vá colocando farinha de trigo branca (aqui tem que ser a branca) no líquido fermentado com água e misturando bem até ficar uma pasta grossa, provavelmente dará 1 xícara de chá de farinha. Cubra a tigela com o pano de prato e deixe descansar por 10 ou 15 minutos, em um local fechado, tipo dentro do forno desligado.

A reação do fermento vai começar a produzir CO2 e vai deixar a mistura seca e fofa, o que significa que a base está pronta.

2) Acrescente à esta base, o açúcar mascavo, o chocolate (ou Nescau), a manteiga, o melado (ou mel), o restante da água morna (mais 3/4 de xícara de água) e o restante das farinhas com sal do pote que foi separado. Vá adicionando na tigela item a item misturando uma coisa de cada vez à massa com a colher de plástico. A massa não vai engrossar e talvez fique difícil prosseguir com a colher, amasse com as mãos adicionando as farinhas até a massa desgrudar das mãos e tornar-se macia e homogênea.

A massa não deve ser muito dura mas não pode estar pegajosa. Deve ser seca o suficiente para ser enrolada em uma tábua de madeira sem grudar na tábua, mas se sobrar farinha (ou seja, se ela já estiver dura e ainda tiver farinha no pote) talvez seja necessário colocar mais 1 ou 2 colheres de sopa de água (em temperatura ambiente mesmo) para amolecer um pouco.

3) Faça uma bola com a massa e deixe-a na tigela, cubra-a com um pano e deixe-a descansar da mesma maneira que anteriormente por mais 1 hora.

Preparo do Pão:

Agora decida se será feito como pão de fôrma, se como pão francês (dá 4 porções) ou um pão inteiro.

Unte a fôrma ou o tabuleiro grande (um refratário de sua preferência) com manteiga (ou margarina). Retire a massa descansada da tigela e estique no formato desejado ou divida em 4 porções (para o formato de pão francês).

Na superfície de uma tábua, espalhe o fubá e passe o(s) pão(es) sobre o fubá para que grude em sua volta. (Isso não é obrigatório)

Coloque o(s) pão(es) no refratário untado escolhido, cubra-o com o pano de prato e deixe ele(s) descansar(em) até que dobre(m) de tamanho. Se o tempo estiver frio, talvez ele(s) não cresça(m) muito, mas não tem problema, certifique-se de que neste caso ele(s) descanse(m) pelo menos por uma hora. Caso contrário verifique o tamanho após 40 minutos.

Após crescidos faça pequenos cortes com uma faca afiada e lisa na parte de cima do(s) pão(es) para que eles não rachem no forno.

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C (algo como 10 minutos com fogo no máximo). Coloque o refratário com o(s) pão(es) e deixe por 15 minutos, abra o forno e coloque o  tabuleiro pequeno (o que tem um pouco de água) no fundo do forno, parte de baixo, e deixe por mais 15 minutos. Isso é feito para o pão criar casquinha.

Retire do forno e deixe esfriar antes de guardá-lo(s). Não o(s) cubra para não murchar.

Esse pão não é fofo mas ele é macio e acompanha coisas salgadas. Ou seja, não fica muito bom com geléias ou coisas doces. Use manteiga, de preferência premium. Ou faça sua própria manteiga.

Você pode fazer uma mistura batendo um tablete de manteiga com sal comum em uma batedeira em potência média com um pouco de água bem gelada (até 1/4 de xícara de chá de água no máximo para cada tablete de manteiga).

Outra forma de fazer manteiga, e aí, fica igual ao do Outback, é bater creme de leite fresco por uns 5 minutos em potência alta na batedeira (ele deve passar do ponto de chantilly para virar manteiga e minar toda água em excesso), sal a gosto. (Para uma garrafinha de 500ml de creme de leite fresco dá uns 250g de manteiga sem sal, e para salgar 1 colher de chá de sal é suficiente. Dica: usar a mistura 1/2 de colher de chá de sal + 3/4 colher rasa de chá de Ajinomoto fica bom, mas)

Se quiser uma manteiga excelente (Ghee), então faça assim:

ingredientes
1 kg ou mais de manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Vidro de boca larga bem limpo
1 Filtro ou coador

Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.
Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma. Ela não pode ficar marrom ou ficará inútil.
Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos virão à tona. Esses sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.
Tenha cuidado para não deixar queimar
Aos poucos, surgirá o Ghee, ele é um óleo cristalino que apresentará uma cor dourada, amarelo-âmbar e então os sólidos virão mais à superfície.
As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas despejando-se o Ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga com filtro de papel (pode ser filtro para café).
Os sólidos então devem ser dispensados.
O Ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador.

Outback Bread

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: